Portal SUGEP

Estratégias para gestores são abordadas no 45º Fórum de Gestão de Pessoas do RS

Publicação: 

“Estratégias Cognitivo-Comportamentais para Gestores: Potencializando Resultados e Bem-estar”, ministrada pela psicóloga clínica Carla Almeida, foi a palestra de encerramento do 45º Fórum de Gestão de Pessoas do RS. O encontro online, promovido mensalmente pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep/SPGG), com apoio da Escola de Governo (EGov), ocorreu nesta quarta-feira (28/06).   

Carla trabalha com ênfase na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), abordagem da psicoterapia que entende que o ser humano é afetado pelo modo como reage aos acontecimentos, e não pelos acontecimentos em si. Em sua fala, a profissional destacou os cinco sinais para um gestor saudável, aspectos que devem ser observados para que a saúde no trabalho seja mantida: planejamento, capacidade de delegar, comunicação clara, olhar para as necessidades pessoais e empatia. “Também é importante estarmos focados no presente e nos proporcionarmos pausas produtivas no trabalho, que são pequenos intervalos para desconectarmos da tela. Pesquisas já comprovam a importância dessa ação para a produtividade e bem-estar”, frisou.   

O fórum foi comandado por Paula Caffarate, do Departamento Central de Gestão de Pessoas (Degep/Sugep), e contou com a participação de cerca de 150 servidores.  A 45ª edição do evento trouxe ainda informações sobre o Planejamento de Necessidades de Pessoal (PNP) e o Movimenta RS, programa de movimentação de pessoal dentro dos quadros do Estado. O fórum ainda esclareceu aspectos do Parecer Nº 20.037/23, que trata sobre aposentadoria compulsória para empregados públicos.   

Outro destaque foi a apresentação do Minuto QVT – Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvido pelo departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST). Entre os temas abordados estava a necessidade de doações de alimentos, roupas e cobertores para as pessoas afetadas pelas fortes chuvas causadas pelo ciclone extratropical no mês de junho. 

Fórum de Gestão de Pessoas 

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.  

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG