Portal SUGEP

Dez gaúchos participam de imersão para equidade racial na gestão pública

Publicação: 

O Vetor Brasil e o Instituto Gesto promoveram, de 27 a 29 de outubro, a imersão do programa Ubuntu – programa de equidade racial na gestão pública. Uma comitiva com dez lideranças negras em gestão pública do estado do Rio Grande do Sul participaram do evento. O encontro foi em Recife, em Pernambuco, e contou com a presença de gestores de todo o Brasil, incluindo a ex-ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial Matilde Ribeiro.

O curso
O Ubuntu foi criado em 2022, com a primeira turma formada no mesmo ano. Com o sucesso, o processo seletivo contou com mais de 1 mil inscrições para a segunda turma. Destes, foram escolhidos 100 participantes. O objetivo é formar lideranças negras, indígenas e quilombolas e fomentar a diversidade em cargos de tomada de decisão.

As aulas iniciaram em maio de 2023, com uma aula magna. A partir de então, o grupo reunia-se semanalmente para aulas de formação e processos de pluralidade na gestão pública. O último encontro foi em outubro. Além das aulas, dentro da metodologia do curso, estava prevista a criação de um projeto para execução dentro da sua área de atuação.

Lanceiros Negros
Os “Lanceiros Negros” era o título do time gaúcho em Recife. Entre os presentes, estavam: Candice Flores, Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM); Cassiane Marques, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Eliane dos Santos, Departamento Autonomo de Estradas e Rodagem (DAER); Juliano Guedes, Secretaria da Educação (Seduc) do Governo do Estado; Luana Siqueira, Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul); Luana Rodrigues, Seduc; Lucas Pereira, Prefeitura de Novo Hamburgo; Marie Rocha, Seduc; Morgani da Silva, Seduc; Pamera Martins, Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG) do Governo do Estado.

O empoderamento negro foi um passo importante para o professor Juliano Guedes. “A cada encontro, tivemos uma sensação enorme de acolhimento, de plena identificação com as nossas pautas e um lugar seguro e empático, que deu muita força para seguir com os desafios de nossa vida. Foi certamente um ‘divisor de águas’, uma recondução à potência que sempre tivemos dentro de nós. Foi uma jornada inesquecível!”

O jornalista Lucas Pereira acredita que o curso foi essencial para a mudança na sua carreira: “as aulas focavam muito na formação da minha autoestima. Comecei o curso atuando na Prefeitura de Pelotas. O curso me deu autoestima e abriu portas. Hoje estou aqui em Novo Hamburgo, muito feliz. Entrei com a expectativa de formação profissional. Sai como uma nova pessoa!”

A administradora Pâmera Martins relata que foi uma experiência única, enriquecedora e transformadora para sua vida e para seu trabalho como servidora pública do Estado. “Essa formação, um verdadeiro letramento racial, trouxe um legado de empoderamento e luta no combate das desigualdades de gênero, raça e busca pela equidade.”

 

Texto: Lucas Pereira, Prefeitura de Novo Hamburgo