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“Desenvolvimento das Cidades através das Pessoas” é destaque no Fórum GP 33

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O desenvolvimento das cidades através das pessoas foi tema da palestra ministrada por Alexandre Henrique Souza e Sol Brasil, idealizadores do projeto Prefeitos do Futuro e Municípios do Futuro. A palestra foi destaque na quinta edição do ano do Fórum de Gestão de Pessoas do RS realizada na última quarta-feira (25), na modalidade online. Sol Brasil conta que “através da inteligência emocional e da caminhada em conjunto, ouvindo as pessoas, conseguiu possível engajar secretários e a população em todos os processos e projetos”, relembra sobre a época em que foi prefeita de Nova Bandeirantes (MT).  

Alexandre Souza, que é cofundador do ‘Prefeitos do Futuro’, diz que o desafio é colocar as pessoas certas, nos lugares certos, com os processos certos. “Não adianta treinar pessoas se o processo não é eficiente. Quando se tem planejamento, ordem e inovação, é possível ver o progresso acontecer”, afirma.  

O projeto fundado em 2018 tem como “lema amor, ordem e progresso – pessoas, processos e resultados”, e visa reunir prefeitos de todo o país. O objetivo é abordar temas como tecnologias de mobilidade urbana, melhorias dos serviços prestados à população, ferramentas para o desenvolvimento de estratégias e gestão, além de tendências econômicas e sociais, futurismo e desenvolvimento humano.  

O projeto já capacitou 650 prefeitos no país. “Procuramos levar o método, a inovação e a proposta através de ferramentas e processos, sem esquecer que a construção é focada e feita por meio das pessoas”, ressalta Alexandre Henrique Souza.  

 

Fórum de Gestão de Pessoas 

A edição de número 33 do Fórum de Gestão de Pessoas foi comandada pela diretora de Gestão de Pessoas do Estado, Andrea Pasquini, e, além da palestra, abordou temas como o Parecer nº 19.407/22 que diz respeito às orientações sobre a Lei Complementar Federal nº 191/22 que trata de vantagens temporais e a revisão geral anual da Lei 15.837/22 quanto às novas tabelas de remunerações e subsídios dos servidores públicos, civis e militares, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, Tribunal de Contas e Defensoria Pública do Estado, das autarquias e fundações públicas estaduais, bem como os proventos de inatividade e pensões.  

Além disso, foi abordada a Fase 2 do eSocial que diz respeito a eventos não periódicos e também foram dadas orientações sobre a abertura do ciclo de promoções 2022 das Carreiras Transversais (Quadro-Geral, Técnicos de Nível Médio e Analistas de Projetos e Políticas Públicas).  

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual. Esta edição contou com a participação em torno de 200 agentes públicos que atuam no setor.

Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG 

Edição: Thais D’Avila, Ascom/SPGG