Portal SUGEP

Comunicação não violenta é destaque no 43º Fórum de Gestão de Pessoas

Publicação: 

Fórum online contou com a participação de aproximadamente 200 servidores

“Comunicação Não Violenta”, ministrada por Goreti Pereira, facilitadora e mentora no tema, foi a palestra de encerramento do 43º Fórum de Gestão de Pessoas do RS. O encontro online, promovido mensalmente pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SUGEP/SPGG), com apoio da Escola de Governo (EGov), ocorreu nesta quarta-feira (26/04).

Servidora do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul por 32 anos, Goreti se aposentou em 2019 e, durante a pandemia, deu início à qualificação em comunicação não-violenta, iniciando uma nova carreira. O desenvolvimento desta habilidade tem por objetivo a conexão entre as pessoas e, com isso, trazer mais qualidade para as relações.

“Nós falamos muito, mas falamos do outro, através de julgamento, culpa e comparação. É preciso acolher o sentimento alheio, tirando o foco de si mesmo e colocando o foco no outro”, explica a palestrante, que também é criadora de conteúdo digital. “A força da linguagem não-verbal comunica, mas muitas vezes a deixamos passar batido. Quando entramos no trabalho, entramos com a nossa vida pessoal, nossas emoções e sentimentos. Não há como o sentir não entrar na vida do trabalho”, completa Goreti.

A Diretora de Gestão de Pessoas do Estado, Andrea Pasquini, comandou o Fórum, que contou com a participação de aproximadamente 200 servidores. A 43ª edição do evento trouxe esclarecimentos sobre temas atuais relacionados à gestão de pessoas, como a prorrogação de concursos públicos do Estado, opção remuneratória (Lei nº 15.935/23 CLT) e a relação entre limite prudencial e a nomeação de servidores em cargo em comissão.

Também foram destaque as alterações no Decreto nº 53.481/17, sobre Delegação de Competências, procedimentos referentes a certidões de tempo de contribuição (CTCs) e futuras mudanças no eSocial. A ocasião ainda contou com a divulgação de cursos futuros oferecidos pela EGov, como as oficinas sobre o Plano Plurianual, e o curso Oratória Persuasiva para Líderes, Gestores e Palestrantes, previsto em maio.

Fórum de Gestão de Pessoas

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG