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Análise de solicitação de criação ou alteração de Estrutura Organizacional

O que é?

É a análise da solicitação encaminhada pelos órgãos que necessitem alterar ou criar suas Estruturas Organizacionais.   

Para quem?

Órgãos do Poder Executivo Estadual. 

Como solicitar?

O órgão ou entidade que necessite criar ou alterar sua Estrutura Organizacional deverá abrir um Processo Administrativo Eletrônico (PROA) e encaminhar à Divisão Central de Gestão de Estruturas (DIGEST/DVIDA/SUGEP), contendo: (i) minuta de decreto de estrutura básica, (ii) organograma, (iii) declaração de ausência de impacto financeiro assinada pelo titular da pasta ou por delegação a terceiro, (iv) formulário para apreciação do GAE, (v) nota técnica e (vi) análise jurídica.  

Formulários:

Modelo de Minuta de Decreto
(Anexo I – IN 07 2021) – aqui

Modelo de Organograma com subsecretaria – Visio | PPT

Modelo de Organograma sem
subsecretaria – Visio | PPT

Declaração de ausência de impacto
financeiro (Anexo III – IN 07 2021) – aqui

Formulário de apropriação do GAE (Anexo IV – IN 07 2021) – aqui

Nota técnica (Anexo V – IN 07 2021) – aqui

Fluxograma:

Macroetapas – análise de solicitação de criação ou alteração de Estrutura Básica – aqui

Base legal (Leis, Decretos, Instruções Normativas e Pareceres):

*Decreto nº 57.186/2023 atual até Decreto nº 57.556/2024 – Supervisionadas
**Decreto nº 57.186/2023 – Supervisionadas

Perguntas frequentes:

TemáticaPerguntaResposta
Estrutura OrganizacionalO que deverá ser observado na solicitação de alteração ou criação de Estrutura Organizacional? As orientações do Decreto nº 53.677, de 2017, a Lei nº 15.934, de 2023, e a Instrução Normativa nº 07, de 2021.
Estrutura OrganizacionalHá um número mínimo de servidores por setor? Sim. Cada setor ou unidade organizacional deverá conter, no mínimo, quatro servidores lotados.
Estrutura OrganizacionalO decreto de estrutura organizacional contempla até qual nível hierárquico?Os decretos de Estrutura Organizacional contemplam até o nível de divisão. Os níveis abaixo de divisão, como por exemplo seção, deverão constar no regimento interno do órgão.
Estrutura OrganizacionalO que deve ser observado para a definição do nível hierárquico de uma unidade organizacional? A definição do nível hierárquico de cada unidade organizacional levará em conta a especificidade e as competências do órgão e se fundamentará nos seguintes critérios:
a) especialização das atividades, identificando claramente os processos de trabalho e seus respectivos produtos;
b) nível de decisão/grau de responsabilidade;
c) complexidade;
d) importância estratégica; e
e) maturidade da atividade desenvolvida .
Estrutura OrganizacionalQuem cria ou extingue órgãos e entidades?A propositura de Lei que crie ou extinga Órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual é de iniciativa privativa do Governador do Estado, devendo ser aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governador do Estado.
Estrutura OrganizacionalQuais são os níveis hierárquicos vigentes? A Estrutura Organizacional é composta pelos seguintes níveis hierárquicos:  chefia de gabinete, assessoria, direção-geral, subsecretaria, departamento, departamento administrativo, coordenadoria regional e divisão.