Servidores da SUGEP conhecem o projeto de Desempenho e Desenvolvimento
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O projeto de Desempenho e Desenvolvimento começa a ser apresentado aos servidores da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP). O trabalho foi construído pela SUGEP junto à Vetor Brasil e à parceria Vamos, e também aos RHs setoriais. O projeto deverá contribuir para o desenvolvimento dos agentes públicos, com base na Matriz de Competências e de acordo com o nível de liderança exercido, com foco no cumprimento das políticas públicas. Um projeto piloto será implantado na SPGG e posteriormente expandido para outros órgãos do Estado.
Conforme a diretora de Gestão de Pessoas do RS, Andrea Pasquini, o projeto está alicerçado nas dimensões institucional e individual. “Na individual, buscou-se entender quais são as competências comuns a todos os servidores. Já a dimensão institucional diz respeito aos OKRs, que é a sigla em inglês para Objetivos e Resultados-Chave”, explica Andrea. O assessor de governança do Departamento de Acompanhamento Estratégico da SPGG, Vinicius Viacava, afirma que a ferramenta servirá como apoio ao projeto, “pois traz foco, times alinhados, responsabilidade e acompanhamento dos resultados das subsecretarias, departamentos e divisões”.
O ciclo de avaliações se inicia com o planejamento e a pactuação das ações entre líder e liderado. Depois, há o feedback de acompanhamento, a análise de entregas por competências, a construção do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) em conjunto e as capacitações. “O resultado do ciclo é o desenvolvimento e o protagonismo do servidor, que é o que se espera e que está dentro da competência de autodesenvolvimento”, explica Pasquini. Neste momento, será adotada a avaliação 180º, que é aquela em que a pessoa realiza a autoavaliação e depois é avaliada pelo líder.
Para a elaboração do relatório de PDI, está sendo desenvolvido o sistema Gescomp, em parceria com a Secretaria da Fazenda. A ferramenta permitirá ver a setorização pelos níveis de liderança, de acordo com a Matriz de Competências. Segundo a chefe da Divisão Central de Gestão do Desempenho e do Desenvolvimento de Pessoas (DIDEP), Thayse Reinheimer, ao final do processo o relatório gerado servirá como subsídio para a capacitação dos servidores.
Outro projeto já vem contribuindo com a formação de lideranças. O Envolver – Juntos pela Evolução do RS – promove capacitações e reuniões intraequipes, que servem para ajudar na interação e preparação do feedback, além das trilhas de desenvolvimento e liderança que serão disponibilizadas em junho e julho. O chefe da Divisão de Planejamento de Tecnologias Educacionais – DPTEC, da EGov, Daniel Cardoso, afirma que, em abril, os líderes foram convidados a fazer o curso de Gestão por Competências da ENAP.
Neste mês, as lideranças começarão a validar os objetivos e metas por divisão (de acordo com a metodologia OKR) e pactuação (institucional e individual) por equipe e nível de liderança. A cada 6 meses o ciclo de avaliações será realizado, com etapas em andamento ou finalizadas, de acordo com o que foi pactuado entre líder e liderado.
Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG
Edição: Thais D’Avila, Ascom/SPGG