Portal SUGEP

Academia de Líderes forma segunda turma de servidores estaduais

Programa desenvolve competências de liderança entre chefias intermediárias do Executivo

Publicação: 

Segunda edição da Academia de Líderes contou com 90 participantes - Foto: Daniele Machado, Ascom/SPGG

Um percurso iniciado em agosto de 2025 culminou, nesta terça-feira (09/12), com a formatura de 90 participantes da segunda edição da Academia de Líderes, realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. A iniciativa, voltada às chefias intermediárias da Administração Direta, integra a estratégia da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) para qualificar a atuação de lideranças que conduzem equipes e processos estruturantes no Estado.

Promovida pela SPGG, por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep) e da Escola de Governo (Egov), esta edição reuniu servidores de 24 secretarias e órgãos, com 68% de participação feminina entre os selecionados, totalizando 98 servidores aprovados. O público-alvo da Academia são chefes de divisão e funções equivalentes, responsáveis pela gestão cotidiana de fluxos, equipes e entregas governamentais.

Na cerimônia, a subsecretária da Sugep, Ana Dal Ben, destacou que o percurso contribui para aprimorar a condução das equipes.

“Mais uma vez temos este salão cheio, com líderes sendo capacitados com o apoio de seus gestores. Essa é uma das missões da nossa subsecretaria: desenvolver e capacitar pessoas. Quando alguém escolhe o exercício da liderança, que muitas vezes é difícil e até solitário, essa escolha merece ser valorizada. Por isso, hoje celebramos vocês que decidiram assumir responsabilidades, influenciar colegas e estar na linha de frente, contribuindo de forma decisiva para a entrega dos serviços públicos à sociedade”, destacou.

Percurso desenvolvido

A segunda edição da Academia reuniu atividades distribuídas ao longo de quatro meses, totalizando 42 horas entre aulas, oficinas e momentos de orientação profissional. O conteúdo foi ministrado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), pela Fundação João Pinheiro e pela equipe da Sugep.

A formação reúne servidores que ocupam posições de liderança intermediária e que enfrentam desafios parecidos na sua atividade profissional, isso favorece a troca de experiências e a discussão de desafios comuns à gestão pública. As aulas e oficinas abordaram temas como comunicação, gestão e formação de equipes, gestão de projetos e os participantes ainda contaram com dois encontros de aconselhamento profissional com os seus gestores imediatos.

Primeira edição

A primeira edição da Academia de Líderes, realizada no início de 2025, estabeleceu a metodologia do programa e certificou 67 servidores das turmas 1 e 2. A experiência serviu de base para a edição atual, que aprofundou conteúdos ligados à gestão e liderança no Executivo estadual.

Texto: Marcelo Bergter, Ascom/SPGG