Portal SUGEP

Aod Cunha palestra em formação para Altas Lideranças do Estado

Economista concedeu palestra sobre finanças públicas e desenvolvimento estratégico

Publicação: 

Programa integra a política de formação e valorização das lideranças do Governo do Estado - Foto: Paloma Fleck, Ascom/SPGG

O economista Aod Cunha foi o palestrante do encontro do Programa de Formação Executiva para Altas Lideranças no Estado. A ação, coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), foi realizada na tarde desta terça-feira (02/12) na sala de recitais da OSPA e integra a política de formação e valorização das lideranças do Governo do Estado.

O evento contou com participação do governador Eduardo Leite. “Temos que pensar de uma maneira muito mais ampla e transformadora, deixando um legado de transformação por um período muito mais longo”, destacou o governador.

O programa é voltado a ocupantes de Cargos em Comissão (CC) ou Funções Gratificadas (FG) de níveis 11, 12 e 13 da administração estadual, com foco no desenvolvimento de competências estratégicas de gestão, liderança e tomada de decisão. “Tudo é feito de forma muito calculada para que o Rio Grande do Sul seja muito melhor do que o Rio Grande do passado e ainda melhor do que o Rio Grande atual. E não se faz nada sem as pessoas, sem a força de trabalho e sem investir em capacitação, treinamento e qualificação profissional”, comentou a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans.

Gestão de lideranças, finanças públicas e desenvolvimento estratégico

Aod Cunha foi presidente da Fundação de Economia e Estatística (FEE) de 2003 a 2006 e secretário da Fazenda de 2007 a 2010. A palestra, intitulada “Finanças públicas e desenvolvimento com foco estratégico”, abordou temas como gestão de lideranças e pessoas, discussão de prioridades e a dualidade entre diplomacia e conflitos.

Com mais de 20 anos de experiência no setor público, Aod relatou a sua trajetória e fez observações. “Não há um lugar no mundo, um país, um estado, um município, onde há desenvolvimento, onde tem um setor privado pujante, que entrega as coisas, que é dinâmico, onde o setor público não funciona, onde a segurança não funciona, onde as políticas de saúde não funcionam, onde a educação não funciona” – aponta. E ressalta o impacto de políticas públicas bem executadas, combinadas com seus benefícios: “Quando você consegue entregar de verdade algo relevante para o público, o impacto é incomparável [com o setor privado], porque ele afeta a vida de milhões de pessoas, então o impacto e a escala é muito relevante”.

Aod ressaltou também a importância da gestão pública qualificada, e que bons gestores públicos fazem a diferença. Outro aspecto citado na palestra foi o de estabelecer poucas prioridades, mas dispendendo bastante tempo para cumpri-las.

Estrutura e formato do programa

Ao longo de oito meses, os 200 participantes do Programa de Formação Executiva para Altas Lideranças terão acesso a 35 horas de atividades de capacitação. A Formação Executiva oferece um menu de experiências formativas, permitindo que cada participante construa sua própria trilha de desenvolvimento, conforme os desafios de sua área de atuação.

Entre as iniciativas estão oficinas interativas, workshops temáticos, Líder Talks (rodas de conversa entre gestores) e visitas técnicas. Os assessments individuais serão conduzidos pela equipe da Betania Tanure Associados (BTA), com foco no diagnóstico personalizado de competências e devolutivas coletivas.

A certificação será concedida aos participantes que completarem pelo menos 12 horas de atividades ao longo do ciclo formativo. As ações ocorrem principalmente de forma presencial.

Texto: Felipe Michalski