Encontro da Rede-Pessoas reúne lideranças de gestão de pessoas do RS no CAFF
Evento bimensal da SPGG abordou temas como a Semana do Servidor, as fases II e III do eSocial e o fluxo de aposentadoria
Publicação: 12/09/2025 às 11h30min

Na quinta-feira, 11 de setembro, o auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, sediou mais um encontro da Rede-Pessoas, reunindo lideranças dos órgãos setoriais de gestão de pessoas do Governo do Rio Grande do Sul. Promovido pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), o encontro bimensal teve como objetivo fortalecer a integração entre as áreas, debater novos direcionamentos e compartilhar práticas inovadoras adotadas na administração pública.
A abertura ficou a cargo da subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ana dal Ben, que abordou assuntos relevantes da área e ressaltou a importância do encontro. Renata Borba, coordenadora substituta da Assessoria de Gestão de Pessoas (ASGEP/SUGEP/SPGG) apresentou o catálogo de contatos da Rede-Pessoas, apontou os temas prioritários a serem trabalhados na Central de Atendimento ao Setorial (CAS), bem como conduziu o evento.
Leandro Pereira Machado, chefe da Divisão de Recursos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), participou do “Boas Práticas”, espaço destinado às setoriais para que apresentem as atividades de destaque aplicadas em seu órgão. Na oportunidade, Machado apresentou a gestão do Sistema de Teletrabalho pelo IF-RHE na secretaria, destacando a importância de manter o sistema atualizado. “A atualização do sistema IF-RHE é essencial para garantir que a Política de Teletrabalho no Estado seja aplicada de forma correta, transparente e alinhada às necessidades da gestão pública”, disse.
O Departamento Central de Gestão de Pessoas (DEGEP/SUGEP/SPGG) também participou do encontro, representado pela diretora Jéssica Tamiris Gertz e pela chefe da Divisão Central de Cultura Organizacional e Pesquisa de Clima (DICORP/DEGEP/SUGEP/SPGG), Franciele Pocai. Elas apresentaram a programação da Semana do Servidor 2025, que inclui campeonatos esportivos, visitas guiadas, o Prêmio de Reconhecimento Funcional, o Sarau do Servidor e a terceira edição da Corrida do Servidor, que este ano contará com o projeto Treino Tri. As ações têm como objetivo valorizar os profissionais do Estado e fortalecer a cultura organizacional.
A subsecretária Ana dal Ben retomou a palavra para compartilhar os resultados do evento “Lições Aprendidas na Contratação Integrada de Temporários (CIT)”, reforçando a importância de entender as percepções de cada um que participou do processo, compartilhando experiências e adaptando soluções ao contexto estadual.
Na sequência, Fernanda Santamaria de Godoy, diretora do Departamento Central de Gestão da Vida Funcional (DVIDA/SUGEP/SPGG), falou sobre o mandato classista (disponível no site da SUGEP) e desenvolvimento da integração entre os sistemas DOE e RHE visando o lançamento automático da penosidade, e não mais manual. Já Ivan de Araújo Rosa, da Divisão Central de Gestão dos Sistemas de Pessoas (DCGS/DVIDA/SUGEP/SPGG), detalhou as atualizações da fase II do eSocial.
A Divisão de Gestão da Folha de Pagamento (DGF), vinculada ao Tesouro do Estado, apresentou os próximos passos para a fase III do eSocial, com participação dos auditores-fiscais Marcos Antônio Bosio e Jonas Caldas de Almeida. Também foi feita uma revisão dos fluxos para instrução de processos de aposentadoria pela gerente de Previdência, Cinara Regina Francisco, destacando os pontos de atenção dos envolvidos no processo. Delmiro Marquezotti, analista tributário da Receita Estadual da DGF, complementou com algumas informações sobre os procedimentos de cálculo sobre aposentadoria.
Já a Escola de Governo, representada por Géderson Donaduzzi, chefe da Divisão de Atendimentos (DIAE/EGOV), reforçou o compromisso com a capacitação contínua dos servidores. Foram destacadas as formações voltadas à ambientação de temporários e o treinamento sobre o uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
O encontro foi encerrado com a reafirmação do papel do Encontro da Rede-Pessoas como espaço estratégico para troca de experiências, alinhamento de políticas de gestão e fortalecimento da atuação conjunta entre os diferentes órgãos do Estado.
Texto: Cíntia Esther Fuchs, SUGEP/SPGG