Academia de Líderes inicia segunda edição com oficina prática sobre Mapa de Desenvolvimento de Equipes
Alunos compartilharam relatos sobre suas motivações para ingressar na Academia
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Cerca de 100 alunos selecionados de diferentes secretarias do Estado participaram da primeira aula com oficina prática da segunda edição da Academia de Líderes, no auditório do DAER, em Porto Alegre, na tarde de segunda-feira (25/08). A atividade foi promovida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), e teve como foco o Mapa de Desenvolvimento de Equipes.
A abertura foi conduzida pela subsecretária adjunta da SUGEP, Paula Caffarate, que apresentou o Mapa, ferramenta desenvolvida para estimular reflexões sobre os desafios enfrentados pelas equipes e suas necessidades de desenvolvimento. Baseada na teoria do estado de flow, a metodologia propõe compreender quais condições permitem que um indivíduo alcance plena concentração e motivação em suas atividades.
Durante a aula, os alunos compartilharam breves relatos sobre suas motivações para ingressar na Academia e momentos marcantes de suas trajetórias. Após o intervalo, a liderança da Divisão de Cultura Organizacional e Pesquisa de Clima (DICORP/DEGEP/SUGEP/SPGG), Franciele Pocai, apresentou a linha do tempo 2024/2025 do projeto, além de indicadores de adesão e atratividade das capacitações da Escola de Governo (EGOV). Segundo ela, os resultados do Mapa têm sido expressivos: a evasão nos cursos caiu de 30% para 5,5%, enquanto a procura por vagas aumentou 155%.
Na sequência, Pocai destacou o modelo de aprendizagem 70 20 10, no qual 70% do conhecimento é adquirido por meio de experiências próprias, 20% pela troca de experiências com outros e 10% por cursos e capacitações.
O encontro encerrou com os alunos colocando a “mão na massa”, identificando pontos fortes e necessidades de desenvolvimento de suas equipes, em um exercício que consolidou o aprendizado do dia.
Sobre a Academia de Líderes
A Academia de Líderes é ministrada por instituições de referência em gestão pública, entre as quais o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro. Serão 40 horas de aulas, distribuídas ao longo de quatro meses em encontros quinzenais, combinando teoria, oficinas práticas e aconselhamento profissional, com aulas teóricas e aconselhamento profissional. As oficinas práticas são promovidas pela SUGEP em parceria com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa fortalecer o Poder Executivo no Brasil. A formação é ministrada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro.
Texto: SPGG