Portal SUGEP

1º Encontro da Rede-Pessoas de 2025 é realizado no CAFF, em Porto Alegre

Lideranças dos órgãos setoriais de gestão de pessoas reuniram-se para tratar de pautas e processos relevantes da área 

Publicação: 25/03/2025 às 14h30min

Lideranças dos órgãos setoriais de gestão de pessoas do RS. Foto: Cíntia Esther Fuchs Reis Saraiva, SUGEP/SPGG

Na última sexta-feira (21), a Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), vinculada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), promoveu o 1º Encontro da Rede-Pessoas de 2025, reunindo as lideranças dos órgãos setoriais de gestão de pessoas do Estado. O evento, realizado no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), teve como objetivo discutir pautas e processos estratégicos da área, além de compartilhar boas práticas e inovações. A reunião foi conduzida por Renata Borba, assessora especial da Assessoria de Gestão de Pessoas (ASGEP/SUGEP). 

A subsecretária adjunta da SUGEP, Paula Caffarate, abriu o encontro, destacando diversas conquistas alcançadas no início do ano. Entre elas, mencionou a realização da aula inaugural da 1ª edição da Academia de Líderes com o tema “O desafio de liderar no setor público”, o lançamento da mentoria coletiva para a 2ª edição do Lidera RS, a homologação da Contratação Integrada Temporária (CIT), a nomeação de servidores efetivos e o lançamento iminente do Desafio Wellhub de saúde para servidores. Além disso, citou a implementação das leis nº 16.165 e 16.181/2024, contemplando a reestruturação das carreiras administrativas, o reajuste das forças de segurança, a adequação do quadro de cargos e funções de 8 entidades da administração indireta e das forças de segurança, além da periculosidade.

Cássia Leão, chefe da Divisão de RH e Apoio Administrativo da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT), marcou presença no quadro “Boas Práticas”, onde apresentou a integração de novos servidores ao SICT e enfatizou a importância da apresentação institucional para o engajamento e adaptação. 

Na sua intervenção, Maria Patrícia Mollmann, subchefe jurídica da Casa Civil, discutiu a implementação do Novo Doe-e, um sistema mais simples e amigável, que visa melhorar a usabilidade interna e aumentar a transparência nas interações externas. “O objetivo é proporcionar uma melhor integração com outros sistemas e agilidade no processo”, explica. 

Ana dal Ben, subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, apresentou dados sobre a CIT, destacando a alta demanda para as vagas. A publicação dos aprovados, realizada no dia 19 de março, atraiu mais de 86 mil candidatos interessados, e teve mais de 56 mil inscrições homologadas. “Esses dados confirmam a relevância da reestruturação das carreiras administrativas na atração de talentos”, afirma. 

Em sua fala, Paula Prux, chefe da Divisão Central de Gestão de Pessoas por Competências (DICOMP/DEGEP/SUGEP), incluiu detalhes sobre a nova plataforma de atração e seleção de servidores, Kretos. Com funcionalidades como recrutamento, banco de talentos e inteligência artificial para análise de currículos, a plataforma visa otimizar o processo seletivo e alinhar o perfil dos candidatos às necessidades específicas de cada órgão. 

Franciele Pocai, chefe da Divisão Central de Cultura Organizacional e Pesquisa de Clima (DICORP/DEGEP/SUGEP), mostrou os impactos positivos do Mapa de Desenvolvimento de Equipes, que tem gerado resultados notáveis desde sua implementação. Com o Rio Grande do Sul liderando essa metodologia pioneira, a evasão dos cursos foi reduzida de 30% para impressionantes 5,5%. A chefe da DICORP ressaltou também a importância da participação de todos na Ação Social de Páscoa 2025, que arrecadará chocolates BIS e materiais escolares para 370 crianças de duas instituições. As arrecadações estão previstas de 21 de março a 11 de abril (no CAFF Térreo, SUGEP/SPGG, Casa Civil e PGE – confira mais detalhes aqui), e as entregas programadas entre 14 e 16 de abril.  

Durante a sua explicação, Lucas Almeida, chefe da Divisão Central de Provimento e Vacância (DPROV/DVIDA/SUGEP), detalhou as recentes mudanças no Novo Doe-e, incluindo ajustes nas Leis nº 16.165/24 e 16.181/24, além da inclusão de novas cargas e funções. Ele também destacou que os órgãos que ainda utilizam minutas em formatos editáveis deverão, obrigatoriamente, migrar para o Novo Doe-e, já em funcionamento em diversas entidades. 

Claudia Dias, diretora do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST/SUGEP), anunciou o Desafio Wellhub, que ocorrerá de 24 de março a 6 de abril, com a ambiciosa meta de acumular 350 mil passos em 15 dias, incentivando a prática de atividade física e o bem-estar dos servidores. O desafio contará com prêmios, incluindo kits Wellhub, e será encerrado com uma palestra especial no Dia Mundial da Saúde, realizado em 7 de abril. Saiba mais sobre a ação aqui. 

Ao final de cada apresentação, as lideranças presentes puderam tirar dúvidas e debater as iniciativas apresentadas. 

 

Rede-Pessoas   

O sistema de gestão estratégica de pessoas, chamado de Rede-Pessoas, foi estabelecido por meio da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Decreto nº 56.436/2022). Instituída sob a coordenação central da SUGEP, a Rede-Pessoas é formada por Órgão Central, Órgãos Setoriais e Órgãos Seccionais do Estado.   

Os encontros ocorrem de forma bimestral, visando alinhamento dos processos realizados dentro das áreas de gestão de pessoas, favorecendo a identificação e a disseminação de inovações e de melhores práticas. 

 

Texto: Cíntia Esther Fuchs Reis Saraiva, SUGEP/SPGG