Portal SUGEP

SPGG realiza 31ª edição do Fórum de Gestão de Pessoas do RS

Publicação: 

decreto publicado nesta quarta-feira (30/3) que institui a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública do Estado do RS e também a Rede de Gestão Estratégica de Pessoas foi destaque na pauta do 31º Fórum de Gestão de Pessoas do RS. A política, que terá coordenação central da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio da subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep/SPGG), tem, entre outros objetivos, valorizar e engajar os agentes públicos e buscará viabilizar e consolidar a atuação estratégica na área com uma visão de longo prazo.

O encontro, realizado de forma virtual nesta tarde, foi comandado pela diretora de Gestão de Pessoas do Estado, Andrea Pasquini, e contou com a participação de cerca de 200 servidores (as) da área de recursos humanos de diversos órgãos e secretarias do governo estadual. Além da apresentação da nova política, as implicações das leis federais 14.311/2022, que disciplina o afastamento de gestante não imunizada contra o coronavírus das atividades de trabalho presencial, e a lei complementar 191/2022, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao coronavírus e trata sobre a retomada do cômputo do período aquisitivo para vantagens como anuênios, triênios, quinquênios e licenças-prêmio, foram abordadas na primeira etapa do Fórum. Na sequência, orientações sobre o ingresso de servidores em cargo de confiança e realização de perícias, sobre a Fase 2 do Projeto eSocial, relativo aos eventos não periódicos, além de informações sobre a participação da SPGG no XI Congresso CONSAD de Gestão Pública e da implantação do Office 365 também foram abordadas.

“Em especial nesta edição tivemos um grande marco para o nosso Estado, a publicação do decreto que institui a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública do Estado, além da rede de Gestão Estratégica de Pessoas. Contamos agora com a colaboração das áreas de gestão de pessoas para internalizar, fortalecer e disseminar esta importante normativa entre nossos servidores e servidoras”, destaca Andrea.

Fórum de Gestão de Pessoas

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual.

Texto: Ascom SPGG