Portal SUGEP

Servidores do governo estadual passam a ter desconto em cursos oferecidos pela PUCRS

Instituição de ensino foi a primeira a responder ao chamamento público elaborado pela Secretaria de Planejamento

Publicação: 

Os mais de 118 mil servidores ativos do Estado, além dos 167 mil inativos, poderão ter desconto em mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A instituição de ensino, com sede em Porto Alegre, foi a primeira a responder ao chamamento público da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), elaborado por meio da Escola de Governo (EGov). A proposta de Acordo de Cooperação visa à concessão de descontos em atividades voltadas ou vinculadas à qualificação e ao desenvolvimento de servidores públicos e dependentes.  

“A política de gestão de pessoas que desenvolvemos para os servidores estaduais tem na capacitação constante um dos seus princípios orientadores. Com servidores qualificados, o Estado se torna mais apto a desenvolver, implementar e aperfeiçoar as políticas públicas e os serviços oferecidos à população”, explica a titular da SPGG, Danielle Calazans.  

O acordo estabelece que os servidores do governo estadual terão descontos a partir de 15% em graduações, pós-graduações, certificações, cursos de extensão, mestrado e doutorado. Os descontos se estendem aos dependentes dos servidores na maioria dos cursos ofertados, chegando a 30%. Serão considerados dependentes: o cônjuge, o companheiro, os ascendentes e os descendentes até o segundo grau.

Os benefícios para servidores já estão valendo e irão vigorar por 60 meses. Para se identificar, é necessário que o servidor apresente demonstrativo de pagamento referente, no máximo, ao período de 30 dias anteriores à aquisição do curso, além do cartão de identificação funcional (crachá). Na falta do crachá funcional, o servidor deverá apresentar o demonstrativo de pagamento acompanhado de documento oficial com foto. 

“A parceria com a PUCRS é mais um passo em nosso objetivo de caminhar ao lado do servidor rumo à sua realização profissional e acadêmica. Oferecer capacitação e qualificação, seja pela plataforma da Egov Digital ou com parceiros como a PUCRS, é uma forma de valorizar os servidores do Estado”, explica a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Ana dal Ben. 

Outras ações desenvolvidas pela parceria são a oferta, sem custos financeiros, de três vagas por ano em cursos de extensão ou equivalente para servidores públicos do Estado (a serem indicados pela EGov); e um curso de curta duração com carga mínima de oito horas com livre oferta para servidores, podendo ser na modalidade educação a distância autoinstrucional ou com aulas síncronas on-line. 

Mais informações no site da Escola de Governo

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG 
Edição: Felipe Borges/Secom