Portal SUGEP

Retrospectiva do ano pauta 51º Fórum de Gestão de Pessoas

Encontro promovido pela SPGG recapitulou realizações na área

Publicação: 

Na tarde desta quinta-feira (14/12), servidores de diversos órgãos do Estado reuniram-se virtualmente para o 51º Fórum de Gestão de Pessoas, encontro promovido mensalmente pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Supeg/SPGG).  

Durante a abertura, a subsecretária da Sugep, Ana Dal Ben, destacou as realizações do ano, entre as quais estão a Semana do Servidor, o lançamento da versão beta do EGov RS Digital, nova plataforma de ensino da Escola de Governo, e o Lidera RS, ação voltada ao desenvolvimento de novas lideranças no Estado. “Nossos esforços são direcionados a oferecer a melhor experiência ao servidor”, disse.  

A Assessora Especial de Gestão de Pessoas e integrante da Célula de Multiplicadores, Cristina Conceição Carvalho da Silva, comandou o Fórum, que contou com a participação de aproximadamente 160 servidores. Entre os temas abordados na programação do fórum estavam os resultados do programa Envolver, que compõe um conjunto de ferramentas e práticas de transformação da Cultura Organizacional do Estado do RS, além do ciclo avaliativo das carreiras transversais e a consolidação da etapa de inscrições do Lidera RS.  

Natal Solidário 2023, pelo qual estão sendo distribuídos presentes para crianças e cestas básicas em diferentes regiões de Porto Alegre, como Restinga, Morro da Tuca e Ilha da Pintada, também foi destaque. Concluindo as apresentações, a Escola de Governo adiantou o cronograma com os primeiros cursos ofertados em 2024. Entre eles, uma nova turma de “O profissional de RH como posição estratégica e humanizada”, com carga horária de 60 horas.  

A palestra “Use o tempo a seu favor”, ministrada pelo empresário e investidor Jaime Wagner, foi a escolhida para a última reunião do ano. Em sua fala, Jaime destacou a importância da reflexão antes das ações para uma boa gestão do tempo. “Podemos administrar o que decidimos conscientemente fazer, quando reagimos não estamos no controle”, salientou. 

Fórum de Gestão de Pessoas  

Iniciativa da SPGG, o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de RHs do governo estadual. 

Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG