Portal SUGEP

Qualifica RS é apresentado em Audiência Pública sobre Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados

Publicação: 

A Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Iracema Keila Castelo Branco apresentou a experiência do Qualifica RS durante a Audiência Pública sobre o PEC 032/20: Reforma Administrativa – Regras para contratações temporárias, da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (4/8).

Iracema comentou que uma reforma administrativa precisa melhorar a administração pública, a entrega de serviços públicos e deve ser pensado no modelo de administração pública que queremos, bem como quem lidera a gestão.

“É papel das lideranças motivar os servidores, incentivando-os a entregar o seu melhor. São pessoas que entregam resultados, são pessoas que elaboram, executam e avaliam políticas públicas, que estão próximas da sociedade. É necessário ter lideranças com competências para o cargo, com conhecimento, preparo para gerir pessoas, monitorar resultados e propor um modelo de gestão”, ponderou.

Para a Subsecretária, que também foi selecionada via processo de seleção por competências, é necessário que o poder público seja composto por pessoas com o perfil adequado nas posições corretas, sejam lideranças ou servidores.

A Subsecretária apresentou a experiência no Rio Grande do Sul com o Qualifica RS, instituído em 2019, por meio de metodologia e capacitações ofertadas pela consultoria Vetor. A execução das seleções foi feita pela Vetor em conjunto com servidores estaduais. Em 2020 houve a internalização do processo de seleção pela equipe da SPGG, com a realização de 10 processos seletivos. Em 2021, estão em andamento dois processos de seleção.

A Subsecretária Iracema comentou sobre as etapas de seleção do Qualifica RS, contemplando avaliação curricular, testes de perfil e crenças, bem como entrevistas online. Citou que para a execução do Qualifica RS não foram necessárias mudanças na legislação, porém ressaltou a importância da regulamentação desse processo para a sua continuidade. Além disso, pondera Iracema, “é importante que os servidores e as lideranças selecionadas tenham oportunidade para avaliação dos seus resultados, com momentos de diálogo e feedbacks, proporcionando desenvolvimento no âmbito comportamental e de competências técnicas.”

O debate foi proposto pelos deputados Gervásio Maia (PSB-PB), Alice Portugal (PCdoB-BA), Rogério Correia (PT-MG), Tiago Mitraud (Novo-MG), Sâmia Bomfim (Psol-SP), Ivan Valente (Psol-SP), Milton Coelho (PSB-PE) e Lincoln Portela (PL-MG). Além de Iracema, foram convidados para discutir o assunto a diretora da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP), Vera Monteiro e o diretor da Fundação Lemann, Weber Sutti, entre outros.

A íntegra da Audiência Pública está disponível no YouTube

Texto: Paula Raymundo Prux / Qualifica RS