Portal SUGEP

Projeto Envolver é pauta do 2º Encontro da Rede-Pessoas

Publicação: 

A segunda reunião da Rede-Pessoas, realizada na sexta-feira (06) abordou o Projeto Envolver 2022 – Rumo à evolução da Cultura Organizacional do RS. A rede é o grupo composto pelas lideranças dos órgãos setoriais de pessoas da administração direta e indireta do governo do Rio Grande do Sul. Os trabalhos foram coordenados pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), ligada à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e contaram com a presença de representantes de 32 órgãos do governo. 

Entre os pontos destacados no encontro está o pilar que vem sendo trabalhado pelas lideranças, intitulado ‘Valorização e Engajamento’. Conforme a titular da Sugep, Iracema Castelo Branco, “esse pilar abrange ações de valorização e reconhecimento dos agentes públicos, com destaque para a importância das pesquisas de clima e gestão da cultura organizacional”. O objetivo, segundo Iracema, é “gerar valor público por meio das atitudes das pessoas, através da mudança na cultura organizacional”. 

Na reunião foi destacada a importância da atuação das lideranças dos órgãos setoriais no engajamento das equipes, nas orientações e no feedback. “Esses gestores contam com o apoio da Sugep como Órgão Central para realizar as ações”, explica a subsecretária. Também foi apresentado o cronograma de atividades do Projeto Envolver para 2022, que inclui lives e workshops e trilhas de desenvolvimento, contando agora com a presença das vinculadas e autarquias, que não participaram do projeto em 2021.

Ao final do evento, as consultoras da Betania Tanure Associados (BTA), Eri Mendes, Alice Hosken e Aldina Vikberg, realizaram dinâmicas dividindo os participantes em grupos para responder questões sobre a evolução da Cultura Organizacional no Estado.  O próximo encontro da Rede-Pessoas e Envolventes ocorrerá presencialmente, no dia 15 de julho.  

  

Rede-Pessoas 

A Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas estabeleceu a atuação conjunta das áreas de gestão de pessoas, criando o sistema de gestão estratégica de pessoas, chamado de Rede-Pessoas (Decreto nº 56.436/2022).  

A Rede-Pessoas foi instituída sob a coordenação central da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), órgão integrante da Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e tem por objetivo buscar o alinhamento entre o Órgão Central e Órgãos Setoriais na implementação da Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e no apoio às lideranças. 

Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG 

Edição: Thais D’Avila, Ascom/SPGG