Portal SUGEP

Palestra sobre construção da cultura de saúde no trabalho encerra IV Jornada de Saúde do Servidor

Evento de 2022 abordou a Qualidade de Vida no Trabalho

Publicação: 

O histórico e as conquistas do Programa de Saúde do Servidor (Proser) foram abordados na palestra que encerrou na tarde desta sexta-feira (18) a IV Jornada de Saúde do Servidor. Ministrado pela coordenadora da Saúde do Servidor do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), Cláudia Magnus, e pela psicóloga do IPE Prev, Taise Otero, o encontro destacou o processo de construção da cultura de saúde no trabalho ao longo da história de 11 anos do Proser.

A quarta edição da Jornada de Saúde do Servidor, organizada pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (DMEST), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), teve como tema geral “QVT – Qualidade de Vida no Trabalho: um novo olhar para o bem-estar” e contou com 760 inscritos para acompanhar o evento ao longo de três dias. A Jornada teve início na quarta-feira (16), com uma abordagem sobre QVT sob uma perspectiva preventiva pela coordenadora de Ações de Qualidade de Vida e Desenvolvimento do Servidor da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal, Maviane Ribeiro, e falas sobre a estruturação de QVT no governo do RS pela subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Iracema Castelo Branco, e pela diretora do DMEST/SPGG, Carla Bravo.

No segundo dia (17) foram apresentadas ações de sucesso de QVT no governo do RS, relatadas pelos servidores Diônifer Alan da Silveira (SPGG), Tatiane Oliveira (Secretaria da Saúde) e Tânia Regina Armani Nery (Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo). Outro tema do dia foi a repercussão da saúde e segurança no Trabalho, abordado pelos servidores da SPGG Ricardo Rodrigues Barbosa Jr., Gabriel Guidi Cardoso e Giovani Corsini Pires.

“A equipe do DMEST, com o apoio da gestão, vem atuando para além do atendimento pericial, avançando em ações de promoção e prevenção a saúde. Neste sentido, os debates trazidos na Jornada deste ano proporcionaram compartilhar as boas práticas e fomentar novas ações junto aos órgãos”, destaca a diretora do DMEST/SPGG, Carla Bravo.

Jornada de Saúde

A Jornada de Saúde do Servidor teve sua primeira edição realizada em outubro de 2020, a segunda em maio de 2021 e a terceira em outubro de 2021.

– Clique aqui e confira as palestras do primeiro dia da Jornada

– Clique aqui e confira as palestras do segundo dia da Jornada

– Clique aqui e confira as palestras do terceiro dia da Jornada

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

 

Link da notícia original.