Portal SUGEP

Governo lança programa Lidera RS na Semana do Servidor 2023

Publicação: 

No evento, Leite apontou que iniciativa é uma forma de melhorar o desempenho da máquina pública - Foto: Gustavo Mansur/Secom

A abertura oficial da Semana do Servidor 2023 foi realizada na manhã desta segunda-feira (23/10), na Casa da Ospa, em Porto Alegre. Durante o evento, foi lançado o programa Lidera RS, que propõe a formação de novas lideranças no serviço público estadual. O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite e da titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans.

Coordenado pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep) da SPGG, o Lidera RS é voltado para servidores públicos com aptidão para gestão e potencial de liderança. O principal objetivo do programa é qualificar os participantes por meio de formação executiva teórica e prática, preparando-os para ocupar cargos e funções estratégicas com atuação inovadora e comprometida com a geração de valor público.

Leite falou sobre a importância da iniciativa como forma de valorizar o servidor e de melhorar o desempenho da máquina pública. “Temos um grande contingente de servidores, muitos com vocação e talento para liderar. Vamos oferecer mentoria e apoio para que essas pessoas possam se desenvolver e se tornar líderes ainda mais efetivos ou alcançar posições de liderança dentro do serviço público”, destacou. “É nosso papel como governo alimentar essa vontade nos servidores, percebendo a possibilidade de ocuparem funções por capacidade, mérito e esforço, independentemente de partido político. O governo precisa abrir caminhos.”

O Lidera RS deve disponibilizar 50 vagas anualmente e será estruturado em quatro fases: processo seletivo composto de três etapas; formação executiva com carga horária de 132 horas; acompanhamento com mentoria individual e coletiva; e avaliação dos resultados obtidos e monitoramento da ascensão dos egressos.

"Temos um grande contingente de servidores, muitos com vocação e talento para liderar", afirmou o governador - Foto: Gustavo Mansur/Secom

“Queremos celebrar os servidores e agradecê-los pelo trabalho e pela dedicação, principalmente neste ano, quando tivemos questões decorrentes dos eventos climáticos. Todos estiveram conosco para que pudéssemos realizar, rapidamente, o processo de restabelecimento e de atendimento às populações atingidas. Por meio do Lidera RS, iremos formar novas lideranças no Estado, capacitando servidores que têm esse perfil”, ressaltou Danielle.

As inscrições para o primeiro processo seletivo, realizadas pelo site da Escola de Governo, iniciam-se nesta segunda-feira (23/10) e seguem até 1º de dezembro.

A abertura oficial da Semana do Servidor contou ainda com a palestra “Protagonismo: a grande competência do servidor público”, ministrada pela educadora corporativa Jô Lima.

"Queremos celebrar os servidores e agradecê-los pelo trabalho e pela dedicação", disse Danielle - Foto: Gustavo Mansur/Secom

Sobre o Lidera RS

Poderão participar da seleção os candidatos que apresentem os seguintes requisitos: ser servidor público estável da Administração Pública Direta Estadual, do Poder Executivo; não ocupar função gratificada transversal de nível 8 ou superior do Poder Executivo; faltar mais de cinco anos para adquirir o direito à aposentadoria; possuir formação em nível superior completo; e obter anuência da chefia imediata para participar do programa.

O processo seletivo vai contar com as seguintes etapas: análise do perfil e trajetória acadêmica e profissional; identificação do potencial de liderança com teste de perfil; e avaliação das competências por meio de vídeo e carta de recomendação.

A formação executiva, que será conduzida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), ocorrerá de forma virtual síncrona, com duração de 8 meses. O conteúdo será abrangente, contemplando aspectos comportamentais, gerenciais e estratégicos.

Para a etapa de mentoria, cada aluno escolherá seu mentor. Poderão ser mentores: as lideranças da Administração Direta Estadual em cargos dos níveis 10, 11, 12, 13 e, futuramente, os próprios egressos do Lidera RS. Será necessário ter cinco anos em posições de liderança e, ao menos, um ano no setor público e atender a outros critérios (como disponibilidade de horário e boa comunicação).

O processo seletivo ocorrerá entre outubro deste ano e fevereiro de 2024. A divulgação dos aprovados deve sair em 8 de março. A formação e a mentoria ocorrerão entre abril e novembro, e o evento de formatura está marcado para dezembro do próximo ano.

Semana do Servidor 2023

A Semana do Servidor 2023 – que teve início no dia 16 com os campeonatos esportivos – segue até 27 de outubro com diversas atividades, serviços e ações visando à integração e valorização dos servidores e funcionários da administração pública estadual.

A realização da Semana é uma celebração do Dia do Servidor Público do Rio Grande do Sul, comemorado em 28 de outubro. A ação é uma iniciativa da SPGG, em parceria com as secretarias da Cultura, da Educação, do Esporte e Lazer e de Turismo.

A programação completa está disponível no site do evento.

Texto: Juliana Dias/Secom, Karine Paixão/Ascom SPGG e Vagner Benites/Ascom SPGG
Edição: Felipe Borges/Secom