Portal SUGEP

Fórum de Gestão de Pessoas do RS chega à 40ª edição

Encontro contou com palestra especial sobre saúde e bem-estar no trabalho 

Publicação: 

Com uma palestra especial sobre saúde e bem-estar no trabalho e participação da nova titular da secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans, o Fórum de Gestão de Pessoas chegou em janeiro à sua 40ª edição. O primeiro encontro de 2023, realizado de forma online na quarta-feira (25), reuniu cerca de 180 agentes públicos e foi comandado pela diretora de Gestão de Pessoas do RS, Andrea Pasquini.  

Em sua participação, a secretária destacou a área de gestão de pessoas como fundamental para garantir a melhoria na performance do governo e, assim, permitir resultados que beneficiem diretamente a população. “O Estado do Rio Grande do Sul conta hoje com diversas carreiras e nosso desafio é estudar e verificar como transformar o atual cenário para possibilitar uma gestão mais eficiente”, ressaltou a secretária. 

Também presente no evento, a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Iracema Castelo Branco, ressaltou a Política de Gestão de Pessoas do RS, publicada em março de 2022, como um instrumento de transformação na área de gestão de pessoas do Estado do RS, pois visa a “constante valorização e desenvolvimento dos agentes públicos para entregar bons serviços à sociedade”. 

 

Saúde e bem-estar no trabalho 

O 40º Fórum de Gestão de Pessoas do RS contou com a palestra sobre saúde e bem-estar no trabalho, ministrada pelo instrutor de Mindfulness (modelo Body in Mind Training), FACS Certified Coder, especialista em Avaliação Psicológica e analista técnico em Psicologia Organizacional na PROCERGS, Guilherme Neves.  

De acordo com Neves, se faz cada vez mais necessário abordar o assunto de bem-estar e saúde no ambiente de trabalho, pois, no contexto atual, as pessoas estão muito mais suscetíveis ao adoecimento. “Estamos diariamente em contato com a tecnologia, e a tecnologia tem dois lados: o positivo, que é de facilitar a vida, e o negativo, que traz sobrecarga e estresse cerebral. Precisamos aprender a ter equilíbrio na nossa vida”, explicou o analista técnico em Psicologia Organizacional. 

Neves enfatizou, também, que é necessário sensibilizar e engajar as lideranças em relação ao assunto do acompanhamento da saúde e do bem-estar dos funcionários. “A preocupação com o tema horizontaliza as relações, fazendo com que gestores e funcionários estejam mais próximos e alinhados em busca de melhores soluções. Isso impacta diretamente no bem-estar do trabalhador, no aumento da produtividade diária, na confiança entre líder e liderado e no estímulo da felicidade no trabalho”, afirmou. 

No evento, foram abordados ainda temas como o Termo de Autocomposição firmado entre o Governo do RS e o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (SINDSEPE/RS), para compensação dos dias não trabalhados em razão da greve de 2019 e 2020; a programação de cursos de fevereiro da Escola de Governo (EGOV); a legislação e os procedimentos referentes ao Estágio Probatório e o manual de boas práticas do teletrabalho. Além disso, também foram abordados temas sobre Insalubridade – alteração da lei e seus efeitos; eSocial – alterações referentes a CAT e próximos passos para o eSocial. 

 

Fórum de Gestão de Pessoas  

Iniciativa da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), o Fórum de Gestão de Pessoas é realizado uma vez ao mês e busca o compartilhamento de informações e experiências que permitam a padronização dos procedimentos internos entre todos os setores de Gestão de Pessoas do governo estadual.  

Acesse todos os materiais referentes ao 40º Fórum de Gestão de Pessoas do RS e dos demais Fóruns em: https://gestaodepessoas.rs.gov.br/forum-de-gp/     

 

Texto: Cíntia Esther Fuchs, Sugep/SPGG 

Revisão: Vagner Benites, Ascom/SPGG