Portal SUGEP

Curso sobre uso e aplicações da metodologia BIM está com inscrições abertas para servidores estaduais

Conteúdo é destinado a profissionais do setor de Engenharia, Arquitetura e Construção

Publicação: 

Estão abertas as inscrições para o curso online “Democratizando BIM”. Destinado na administração estadual, em especial, a servidores das áreas de Engenharia, Arquitetura e Construção, o curso visa ampliar os conhecimentos dos profissionais sobre a metodologia BIM, ou Modelagem da Informação na Construção, conjunto de tecnologias e processos que visa facilitar todas as etapas de um projeto, desde o planejamento, passando pelo orçamento, construção até a sua manutenção.    
 
Elaborado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a parceria para esta capacitação é fruto de uma cooperação com o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS) e a Escola de Governo (EGOV), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), entidade certificadora.
 
Mais informações sobre as inscrições podem ser feitas no site da EGOV. Uma vez inscritos, os servidores terão 10 dias para realizarem as aulas, observando a data limite de 10 de abril, o que garante a obtenção do certificado.    
 
O curso está dividido em dois temas: Conceituação básica de BIM e Objetos BIM. Ele aborda a importância da metodologia BIM para o setor da arquitetura, engenharia e construção; definições e normas técnicas; orçamentação e planejamento de obras; BIM na infraestrutura, OpenBIM, e apresenta a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, entre outros conteúdos.      
 
A carga horária do curso é de 8h e será pré-requisito para ofertas seguintes sobre a temática, que estão em preparação pelo LaBIM-RS.    
 
“A adoção do BIM está em expansão e com a entrada em vigor da nova Lei de Licitações, que prevê a adoção preferencial da metodologia para certames que envolvam obras e serviços de engenharia e arquitetura, é fundamental que os servidores estejam capacitados nesta temática”, destaca a gerente do Projeto BIMGov-RS, Deborah Goldenberg.  
 
Estratégia BIMGov RS  
 
A Estratégia Estadual de Fomento e Implantação do BIM faz parte do projeto Estratégico BIMGov-RS do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, conduzido desde 2021 pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão – SPGG. A Estratégia foi instituída pelo Decreto Estadual nº 56.311/2022, cujo objetivo é a implantação e fomento do BIM no Estado, com a finalidade de fomentar a implantação de novas ferramentas digitais e metodologias de elaboração de projeto, orçamento e fiscalização das obras públicas estaduais, em busca de inovação tecnológica, modernização de processos, maior transparência, controle e otimização dos recursos públicos, estando em consonância com o Decreto Federal nº 9.983/19 (substituído pelo novo Decreto nº 11.888/24).    
 
LaBIM-RS  
 
O Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS) é órgão de execução, vinculado à Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), da SPGG, destinado à implementação, pesquisa, desenvolvimento e disseminação da tecnologia BIM no âmbito da administração pública estadual em conformidade com a Estratégia federal e estadual.  
 
Sobre a ABDI  
 
A ABDI formula e executa ações que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo nacional. Sua missão é promover a transformação digital dos negócios por meio do estímulo à adoção e à difusão de tecnologias, a novos modelos de negócios e à política de neoindustrialização, com atenção especial à economia sustentável e à indústria verde.

Texto: Ascom/SPGG