Portal SUGEP

Ações de qualificação e desenvolvimento de servidores são apresentadas em reunião com o governador Ranolfo

Publicação: 

A gestão e o desenvolvimento de pessoas no serviço público estadual é foco do Governo do RS desde 2019. O resultado de algumas ações, realizadas em parceria com entidades do terceiro setor, foi apresentado hoje (2) em reunião entre o governador Ranolfo Vieira Júnior, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco e os representantes do Projeto Vamos e da Vetor Brasil no Palácio Piratini.

O governador Ranolfo pontuou a importância de ter o cidadão no centro destes projetos, como forma de melhorar a entrega pública dos servidores e destacou que todos os setores do governo devem se beneficiar destas ações que vêm sendo realizadas. Temas como avaliação de desempenho, gestão por competências e capacitação de servidores em cargos de liderança estão sendo desenvolvidas em várias frentes dentro da Sugep com os parceiros do terceiro setor. “Já temos exemplos muito concretos dos avanços na gestão de pessoas, como o nosso programa Qualifica. Queremos continuar evoluindo nesta área e qualificando cada vez mais os nossos servidores e, consequentemente, as entregas para a sociedade”

O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a ter uma política de gestão e desenvolvimento de pessoas regulamentada. Isso, conforme Gastal, “dá um norte sobre as diretrizes a serem seguidas e deixa o governo pronto para uma transição que dê sequência às conquistas”. O secretário defende que qualquer transformação organizacional e na gestão passa por dois vértices, “processos e pessoas e pessoas e processos”.

Projetos como o Qualifica, que seleciona servidores para cargos de liderança, a matriz de competências e a própria criação da legislação sobre teletrabalho são algumas das ações realizadas no estado. A subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Iracema Castelo Branco, afirma que hoje existe no governo uma visão de entregas, “mas não é qualquer entrega, é resultado com foco no cidadão e na geração de valor público”.

O gerente de gestão de pessoas da Vetor Brasil, Amílcar Cardoso, pontuou que os projetos desenvolvidos no RS são referência para o país. “Somos parceiros ajudando com as metodologias, mas sem a equipe da SPGG e Sugep o resultado não seria o mesmo. Temos ações desenvolvidas em outros estados, e todos querem saber o que está sendo feito por aqui.”

Texto: Thais D’Avila, Ascom/SPGG